Debulhadora mecânica, Ransomes, Sims e Jefferies, Ld.
Usada para fazer a debulha de cereais, ou seja, para separar o grão da espiga, esta debulhadora Ransomes foi importada de Inglaterra na década de 30 do século XX por Francisco da Veiga Malta através do representante em Portugal da empresa fabricante, Sabino da Silva.
Esta máquina operadora trabalhou sempre na Herdade da Amoreira, perto de Coruche, tendo como fonte de energia motriz não uma locomóvel mas sim um motor fixo na eira. Uma forte correia ligava motor e debulhadora, fazendo acionar todos os seus mecanismos numa cadência constante que exigia a sua fixação num plano perfeitamente nivelado para o equilíbrio de todos os elementos em movimento. Historicamente terá sido pela debulha do cereal que se iniciou todo o processo de mecanização agrícola.
Cedente
António Francisco Teixeira
Bibliografia
FREITAS BRANCO, Jorge – “Nota sobre mecanização agrícola no vale do Sorraia”, in Mendes, Aníbal (ed.), Dos ranchos de gente às máquinas de mil braços: cultivar memórias, semear e aprender , Coruche: Câmara Municipal/Museu Municipal, 2018, pp. 78-81.
MENDES, Aníbal – “Percurso expositivo: breves notas de leitura”, in Mendes, Aníbal (ed.), Dos ranchos de gente às máquinas de mil braços: cultivar memórias, semear e aprender, Coruche: Câmara Municipal/Museu Municipal, 2018, pp. 78-81.